É normal sentir apreensão sobre a faculdade que você quer cursar. Mas existem diversos meios para você saber mais sobre ela e não se sentir tão perdido.
A publicidade se faz presente em praticamente todos os momentos da nossa rotina: desde o logo na camisa do seu time do coração, stories daquela influencer famosa até um grande comercial em horário nobre ou em um outdoor que está sempre no seu caminho.
Uma área responsável por vender ideias, produtos, experiências, entre várias outras possibilidades. Criatividade, referências e boa comunicação são algumas das ferramentas utilizadas para despertar o interesse do público e criar demandas de mercado.
Não podemos esquecer que a publicidade anda de mãos dadas com o mundo da propaganda. Enquanto a primeira tem o objetivo de tornar algo público, com foco comercial, a segunda trabalha com a disseminação de ideias, podendo até ter cunho ideológico.
As possibilidades de trabalho com publicidade e propaganda são várias, como você verá mais adiante, nas carreiras na publicidade! A graduação dura em média 4 anos (8 semestres) e concede o título de bacharel.
Mas hoje, trouxemos 5 coisas que você precisa saber antes de começar Publicidade, que vão te ajudar a entender melhor esse universo e decidir como traçar a sua jornada:
É comum associar publicidade somente aos layouts que nos cercam pela internet, outdoors ou portas de loja.
Mas na verdade existem diversas opções a seguir dentro da área que são muito importantes para o resultado final.
Durante a graduação você analisa os seus interesses e começa a afunilar na área desejada.
A publicidade muda constantemente, o jeito de comunicar e vender da década passada já não é mais o mesmo de agora.
Os profissionais precisam ser dinâmicos e encarar todas as tendências, surgimento de novas redes sociais e novas formas de se fazer publicidade. Dinamismo e adaptação são palavras-chave.
É imprescindível entender o seu cliente para que os esforços publicitários sejam direcionados e assertivos.
É preciso ficar atento às tendências de consumo, novos produtos e movimentos do mercado, isso fará com que a criação de campanhas supra as necessidades e desejos dos consumidores.
Muito se fala sobre criatividade, mas ao contrário do que se imagina, ela não é um dom, e sim um hábito e prática.
A rotina do publicitário envolve pensar novas soluções para convencer sua audiência - desenvolver a criatividade é um exercício contínuo e, geralmente, realizado em grupo.
Hoje os caminhos na publicidade são diversos e o mercado de trabalho é vasto. Se você acha que trabalhar em uma agência não é para você, existem outros caminhos:
Nenhuma parte da sua Graduação ou carreira será um bicho de sete cabeças, mas quanto mais preparado você estiver para elas, melhor vai se sair!
Então estude, pesquise e se mantenha atualizado sobre o mercado que quer seguir.
Ah! E conte conosco para isso.
Para a Publicidade mesmo, temos um Manual do Aspirante a Publicitário que junta todas as informações sobre o curso e carreira. Além de um Guia de Carreiras extenso para que possa vislumbrar todos os caminhos possíveis na profissão.
Aproveite!